sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Breves apontamentos de introdução


canário de canto timbrado espanhol

Esta ave canora tão surpreendente é uma das três raças de canto reconhecidas pela COM. Pensa-se que é o parente mais próximo do canário silvestre que presentemente goza de liberdade total no arquipélago de que toma o seu nome.
Esta ave, de cor verde e uns 13 cm de tamanho, foi criado, mimado e moldado em cativeiro pelos muitos adeptos que tem. Canaricultores que, baseados em combinações genotípicas e fenotípicas e respeitando sempre a sua pureza, souberam chegar ao canário que hoje todos conhecemos como CANARIO DE CANTO TIMBRADO ESPANHOL.
Este canto é um chinfrim de notas, passagens musicais e combinações e, ainda que se chame timbrado, não são definitivamente os seus timbres, mas o seu tom de voz que o marca . Esta raça tão maravilhosa surpreende os seus aficionados com sensibilidade e bom ouvido musical, pela base das suas composições de canto contínuo ou descontínuo, que emite com grande musicalidade, maestria e doçura.
Conseguir este tão esplêndido canto não é difícil. Há que ir seleccionando os exemplares melhor dotados, ou seja, os sãos e bem proporcionados morfologicamente, e dando especial importância às FÊMEAS, uma vez que a influência materna no fenótipo-genótipo de um indivíduo, em caracteres que se expressam no princípio da vida animal, sobretudo em aves, é manifesta. Igualmente, existe um comportamento ambiental materno que é comum a todos os filhos da mesma fêmea.
A forma de CRIAÇÃO mais segura para chegar a obter uma boa estirpe e poder ter algumas garantias de êxito, é a CRIAÇÃO em combinações consanguíneas, para conseguir elementos HOMOZIGÓTICOS (puros).
Contudo, em muitos casos, FÊMEAS HETEROZIGÓTICAS (impuras geneticamente) que possuem excelentes historiais dos seus antecessores, quando cruzadas com um macho homozigótico (puro), podem ter filhos excelentes.
Porque dá bons resultados a PROVA DA DESCENDÊNCIA? Simplesmente porque se trabalha para uma completa uniformidade, mais segura no que diz respeito às boas qualidades genéticas herdadas para uma maior pureza de estirpe, com a ausência de qualidades recessivas indesejáveis, as quais nos dão, entre alguns exemplares aceitáveis, outros realmente decepcionantes.

A maioria das pessoas não tem uma ideia CLARA da razão pela qual, a CONSANGUINIDADE produz CRIAS doentes, débeis ou de má qualidade.
Para além do dever de criar exemplares SÃOS, devemos também apercebermo-nos de que a causa dos problemas da consanguinidade, é a heterozigotia e portanto, contra tal problema, a solução é ter pelo menos um exemplar de cada casal formado HOMOZIGÓTICO (puro) para usá-lo em cruzamentos consanguíneos.
SE FOR UM MACHO, MELHOR, DARIA FÊMEAS DE QUALIDADE QUE ASSEGURARIAM EXCELENTES PROLES NO FUTURO! Senão, será um trabalho um pouco às cegas, como até agora.
Quero ainda voltar a ressaltar a questão ambiental e a tendência dos juvenis uma vez finalizada a criação.
Há que retirar, os machos adultos do habitáculo onde vão permanecer os juvenis, com o fim essencial de que não sejam ESCUTADOS. Teremos grupos de irmãos (machos e fêmeas), filhos todos da mesma mãe, que se colocarão em gaiolas até que quase tenham terminado o canto, o qual só deve suceder no Outono.
Devemos confiná-los todos no mesmo habitáculo, pois entre os diferentes grupos não se copiam, sobretudo se colocando as gaiolas sobrepostas. É a melhor forma...Desta maneira cada grupo desenvolverá o seu CANTO de acordo com a sua hereditariedade. Não haverá selecção!
HEREDITARIEDADE…. É a faculdade que têm os seres vivos de transmitir os seus caracteres, tanto morfológicos como fisiológicos e psicológicos, aos descendentes das sucessivas gerações.

Sem comentários: